quarta-feira, 28 de maio de 2014


Seminário sobre diversidade racial discute importância de cultura negra nas Escolas de Itajaí


 Mais de 300 pessoas compareceram ao evento na Secretaria de Educação de Itajaí nesta terça-feira (20)

 

Oportunizar uma reflexão e discussão sobre as questões etnicorraciais nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Esse foi o objetivo do Seminário – Educar para a Diversidade: Relações Etnicorraciais, que aconteceu nesta terça-feira (20) na Secretaria de Educação de Itajaí.
Mais de 300 pessoas compareceram no evento que abordou a importância da história e da cultura afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental. A intenção foi contribuir para que seja estabelecida uma sociedade mais consciente, mais democrática e mais inclusiva, ressaltando a importância da Cultura Negra na formação da sociedade brasileira.
A tarde contou com as palestras das professoras, mestres em Educação, Maria Aparecida Clemêncio e Simone Vanzuita, além da apresentação da Banda "Mais Educação", da Escola Olímpio Falconieri. Os participantes do Seminário também acompanharam o trabalho desenvolvido em 2013 nas Escolas da Rede Pública de Itajaí.






























28/05/2014 - Fórum de Educação e Diversidade Etnicorracial define ações para os próximos meses



No dia 20 de maio, os integrantes do Fórum Macrorregional Educação e Diversidade Etnicorracial se reuniram na sede da AMFRI. A reunião serviu para a Comissão Executiva do Fórum propor aos demais membros o plano de trabalho a ser executado de junho até dezembro deste ano. Gilmara da Silva, Consultora em Educação da AMFRI, foi a responsável pela apresentação e explicações adicionais. Todas as ações elencadas foram aprovadas por unanimidade.
Conforme Gilmara explica, o documento foi elaborado a partir das orientações do Guia para Fóruns de Educação e Diversidade Etnicorracial, divulgado pelo Ministério da Educação em 2010. Entre os itens a serem realizados em todos os meses, estão a elaboração e atualização constante dos materiais e recursos pedagógicos no blog do fórum, bem como os relatos de boas práticas com relação à temática.
Para o mês de agosto planeja-se fazer a sistematização de orientações para a inclusão de estratégias acerca da temática da diversidade nos Planos Municipais de Educação que começam a ser elaborados/revisados a partir de 2014, de acordo com as orientações e indicativos gerais da CONAE. Ainda naquele mês haverá uma apresentação realizada pelos integrantes do fórum para os Secretários Municipais de Educação, a respeito do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
O destaque do mês de setembro será o 1º Seminário Macrorregional para abordar a temática da diversidade, com local, palestrantes e tema ainda a serem definidos. A ação proposta para outubro é a indicação de critérios e formas de pesquisa de campo para levantar demandas educacionais da população afrodescendente. Por fim, entre novembro e dezembro, o Fórum vai instituir critérios para organização de programas de formação continuada junto às redes de ensino e junto a instituições formadoras de nível superior.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário