quarta-feira, 19 de março de 2014

Fórum de Educação e Diversidade Etnicorracial é lançado na AMFRI

Aconteceu no dia 17 de outubro, na sede da AMFRI, o lançamento do Fórum Macrorregional de Educação e Diversidade Etnicorracial, contemplando municípios das regiões da Foz e do Médio Vale do Itajaí. Cinquenta e duas pessoas participaram da solenidade, que também contou uma palestra conduzida pela assessora especial da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Deise Benedito.
A representante da Presidência da República destacou a importância da discussão étnico-racial nas escolas, do combate ao racismo, a discriminação, e a memória dos povos indígenas e africanos. “O essencial é entender que a discriminação racial é uma grande violação dos direitos humanos e que tem que ser combatida”, enfatiza Deise Benedito.
Graziela Gonçalves, gestora da promoção da igualdade racial do município de Itajaí, explica que a proposta do fórum é ampliar as informações das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e irá apoiar e dar suporte aos municípios envolvidos para a implementação dessas leis. Mas também terá a função de fiscalizar, acompanhar e propor parcerias com entidades afins sobre o tema.
O evento teve destaque, principalmente, por ser o pontapé inicial do Fórum, onde os representantes da região firmaram o compromisso com a causa. Graziela ainda felicita a AMFRI por estar apoiando esta iniciativa, subsidiando os municípios. “Parabéns a entidade por ter acolhido o fórum, e agora o próximo passo será a 1ª reunião que acontecerá no dia 26/11/13 às 14 horas, na sede da associação”.
Representantes estaduais também marcaram presença, como Jeruse Maria Romão, presidente do fórum permanente de educação e diversidade etnicorracial e o presidente do conselho das populações afrodescendentes de Santa Catarina, José Ribeiro. A secretaria de educação de Bombinhas, Maria Alice Pereira, esteve presente representando o Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário