domingo, 15 de novembro de 2015

FOMEDE e AMFRI sediam lançamento da Coleção Educação e Relações Raciais



Equipes das secretarias de educação de treze municípios, representantes da 17ª Gerência Regional de Educação de Itajaí, professores, e integrantes dos conselhos de educação e igualdade racial estiveram presentes no Lançamento da Coleção “Educação e Relações Raciais: Apostando na participação da Comunidade Escolar”. O evento promovido pela AMFRI em parceria com o Fórum Macrorregional de Educação e Diversidade Étnico-racional (FOMEDE) e 17ª Gerei aconteceu nesta terça-feira, dia 10 de novembro.
A presidente do FOMEDE, Alaíde Honorato da Silva, recepcionou os participantes, e em sua fala inicial destacou “que infelizmente os gestores municipais ainda não possuem um bom entendimento da Lei nº 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e por isso não sabem de sua importância”. Segundo ela, o evento que contou com mais de 90 profissionais da educação, teria um número maior se os gestores tivessem um melhor entendimento sobre o tema, mas a intenção é continuar aprendendo e mostrando cada vez mais a relevância do tema.
O evento tem como objetivo apresentar a coleção elaborada pela equipe técnica do Instituto Ação Educativa de São Paulo em parceria com o Ministério da Educação e o Unicef que também contou com o apoio da União Europeia. A coleção visa ajudar a construir um retrato sobre como andam os esforços para a implementação da Lei nº 10.639, e para a superação do racismo nas escolas. A publicação busca contribuir com referenciais e indicadores que permitam provocar o debate público, e tornar mais preciso o significado e os efeitos da implementação da lei no cotidiano das instituições educacionais.
Estiveram falando sobre a coleção as professoras Jaqueline Santos e Denise Carreira diretora do departamento de educação da Ong Ação Educativa. Todos os participantes consideraram à tarde proveitosa, principalmente por promover um debate com as técnicas sobre o tema e o esclarecimento de dúvidas. A presidente do Fomede exaltou que o material é de excelente e de fácil aplicação, além de parabenizar as técnicas por possuírem total conhecimento sobre a coleção, o que facilitou o entendimento de todos.
Ainda esteve presente no lançamento, representando o secretário estadual de educação, Eduardo Deschamps, a professora Isabel Cristina Cardoso Belizário, gerente regional de educação da 17ª Gerei. O evento também contou com o apoio da Distribuidora Muller e da AMFRI que contribuíram com o coffe break, e da Secretaria de Educação de Itajaí que contribuiu com o transporte das técnicas do Ação Educativa até o evento.
Texto e fotos: Bruna Passos – Assessora de Comunicação da AMFRI
Mais Informações:  Consultora em Educação da AMFRI – Profª Gilmara da Silva - através do telefone (47) 3404-8000 oueducacao@amfri.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário